O contrapiso autonivelante, também popularmente conhecida como epóxi autonivelante, é uma opção prática, produtiva e econômica para recuperar e nivelar bases de concreto.
Apresenta como principal característica a fluidez, ou seja, tem a capacidade de se espalhar naturalmente na área de aplicação. Elimina, assim, etapas como vibração, compactação manual, sarrafeamento e desempeno (acabamento), que são necessárias em uma obra que utiliza argamassa de contrapiso convencional.
Essa condição está relacionada à sua composição, uma vez que a massa niveladora para piso é feito com argamassa à base de cimento, agregados e aditivos especiais, que proporcionam ao produto alta fluidez, sem exsudação e segregação.
Além disso, trata-se de uma solução de boa resistência mecânica, tornando-se ideal para áreas internas, desde residências até estabelecimentos comerciais.
Em algumas situações, ambientes externos também podem receber o material, desde que indicado pelo fabricante.
Lapidação de piso de concreto é o processo pelo qual a superfície do piso é submetida a uma série de etapas de lixamento e polimento, utilizando ferramentas abrasivas progressivamente mais finas até se obter o nível desejado de exposição de agregados e brilho. O concreto não é considerado lapidado antes do grão 800.